Olá, meus amigos! Bem vindos ao Living in a Small World!

Este blog está passando por uma transformação! Após servir como canal de comunicação entre eu e quem se interessou em saber o que se passava comigo no Canadá e nos EUA no início deste ano, uma nova aventura está por vir! Através desse blog, vou narrar as minhas aventuras pelo Velho Mundo que se iniciarão em setembro! Além disso, vou postar periodicamente fatos e notícias que aconteceram ao redor do mundo, bem como curiosidades e bizarrises a respeito dos mais diversos povos e países. Afinal, vivemos em um mundo pequeno!

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Permissão de Residência

Depois de virar a noite no Sardinha (lugar tri legal aqui em Braga pra curtir a night e que toca um som muito do bom), hoje não foi dia que deu pra parar e descansar. Cheguei na Residência às 6h30 da manhã (noite aqui começa tarde e acaba só quando o sol nasce, depois das 7 da manhã) e já tinha que tá na UMinho às 10h30 pra reunião com a coordenação do meu curso. Solução foi dormir só duas horas, tomar um bom banho e beber muito chimarrão pra aguentar a manhã.

Depois de passar boa parte do dia na Universidade, nem dava pra parar e dormir um pouco pela tarde; tinha que tá às 4 da tarde no SEF (Serviço de Estrangeiros e de Fronteiras) para dar entrada no meu pedido do cartão de residência em Portugal. Este cartão é um documento que me autoriza a ficar aqui por um prazo determinado (no meu caso, até final de março), para um fim específico - o meu foi pra estudos, mas dá pra pedir pra trabalho, residência permanente e por aí vai. Além disso, por ser um documento oficial do gorveno português, ele é aceito em qualquer lugar do país e da Europa, bem como me possibilita entrar e sair do espaço Schengen quantas vezes eu quiser enquanto ele for válido. Uma mão na roda para pessoas como eu que, após dar entrada no país vindo do Brasil, só teria direito a mais uma entrada por conta do visto que me deram (de apenas duas entradas). Portanto, agora posso ir para o Marrocos E para a Inglaterra, por exemplo, sem correr risco de ter a entrada em Portugal ou em outros países do referido Espaço Schengen vetada.

Mais uma vantagem desse cartão de residência é o preço. Eu poderia pedir a renovação do meu visto no fim do ano (no Brasil, os vistos que eles concedem para estudantes valem por 120 dias e devem ser posteriormente prorrogados aqui em Portugal), porém pagaria cerca de 60 euros. No cartão de residência eu paguei apenas 26,30 euros e ganhei autorização de residência por 6 meses! Agora tô bem tranquilo pra prorrogar a minha volta pro Brasil apenas pra março! hehehehe Enfim, este cartão tem mais vantagens do que depender apenas do visto na minha opinião e aconselho qualquer um que venha pra Portugal a pedi-lo assim que entrar no país. Ele demora um mês pra ficar pronto, única coisa meio chata, mas depois você tem mais tempo pra ficar aqui no país do que teria em relação ao seu visto, os custos de emissão do cartão e de prorrogar posteriormente a sua validade são menores que pedir a extensão do visto e para solicitá-lo, depois de agendar um horário no SEF, basta apresentar alguns documentos (ex: preencher um formulário que eles fornecem, comprovante de matrícula, condições de alojamento, seguro-saúde, cópia do passaporte, do visto e das folhas já utilizadas, 2 fotos 3 x 4 e comprovante das condições financeiras aqui - isto pra quem solicita uma permissão por ser estudante, para trabalho a documentação é diferente e eu não sei ao certo o que precisa) e esperar.

Depois de solicitado o cartão, foi hora de fazer um pouco de turismo por Braga. Apesar de a cidade ter mais de 2 mil anos, ela é bem moderna, preservando a parte mais histórica apenas no centro e arredores. Deu pra passar em alguns lugares que eu já tinha ido de noite, mas agora fui durante o dia. Depois, pra encerrar o dia, um tour por Braga por apenas 1,35 euros! Eu e mais uns colegas pegamos um ônibus (autocarro no português daqui) do sistema de transporte público e demos uma baita duma volta por toda a cidade.

Internet continua a mesma coisa, mas devo comprar um notebook amanhã se tudo correr bem e daí já terei wireless a disposição e fica mais fácil de me comunicar com o Brasil e de atualizar o blog - tem muita coisa que tenho que postar aqui desses primeiros dias. Semana que vem já parto na minha primeira grande viagem por terras europeias: primeiro seguirei para Santiago de Compostela para pegar o avião rumo a Barcelona no dia 01º; fico por lá um dia e sigo para Munique para poder aproveitar o fim da Oktoberfest (maior festa da cerveja do mundo); dia 04 volto pra Barcelona, para regressar a Braga no dia 06! Wish me luck! E neste final de semana devo ir visitar Viana do Castelo, cidade portuguesa no litoral, perto daqui de Braga, e se pá Porto. Depois contarei como foi!

Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário