Olá, meus amigos! Bem vindos ao Living in a Small World!

Este blog está passando por uma transformação! Após servir como canal de comunicação entre eu e quem se interessou em saber o que se passava comigo no Canadá e nos EUA no início deste ano, uma nova aventura está por vir! Através desse blog, vou narrar as minhas aventuras pelo Velho Mundo que se iniciarão em setembro! Além disso, vou postar periodicamente fatos e notícias que aconteceram ao redor do mundo, bem como curiosidades e bizarrises a respeito dos mais diversos povos e países. Afinal, vivemos em um mundo pequeno!

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Contagem regressiva para a partida

Nem acredito que faltam apenas quatro dias para o meu embarque rumo a terras portuguesas! Menos ainda, que ha exatos três meses recebia a resposta positiva de que tinha ganhado a bolsa Santander e que estaria para partir em direção a Universidade do Minho, na cidade de Braga (norte de Portugal, perto do Porto) ou que há quase quatro meses deu início o meu processo seletivo para ir em janeiro de 2011 para Grenoble, sudeste da França, perto dos Alpes.

De fato, muitas mudanças na minha vida em tão pouco tempo. Pensava, no início do ano, que a experiência no canadá e depois a viagem pelos EUA seriam os grandes acontecimentos de um grande ano. Engano total, pois não temos como saber o que o destino nos espera. Os meses seguintes a minha volta da América do Norte foram bem complicados, acho que a verdade é que eu não queria ter voltado (ou, pelo menos, não naquele momento, em 27 de fevereiro). Durou muito pouco e o retorno à realidade não foi dos melhores. Um semestre conturbado na Universidade, um período frustrante em termos profissionais e um certo isolamento social - isso era o que estava me aguardando.

Não foi pra menos que a resposta positiva do Institute d"etudes Politiques de Grenoble ao meu pedido de intercâmbio, por um semestre, em janeiro de 2011 já foi encarado como um sopro de liberdade! Estava precisando disso, encarar um novo ambiente e um novo desafio. Porém, não bastava - precisava de mais e acho que foi isso que me levou a participar do processo conturbado e rápido da bolsa Santander para Portugal. Dez dias apenas, este foi o tempo que demorou entre lançarem o edital, eu me inscrever, encerrarem as inscrições, fazerem a seleção e divulgarem os nomes dos selecionados. Juro que não acreditei quando li o meu nome no site da Secretaria de Relações Internacionais (Relinter) da UFRGS dizendo que iria, já no semestre 2010/02, para Portugal, contando ainda com uma bolsa de estudos para dar um suporte financeiro.

A ficha está começando a cair aos poucos - meu visto foi aceito na semana passada e agora meu passaporte está em São Paulo para colocarem o visto; desde sexta-feira à noite, começaram as despedidas dos amigos (desde os simples "conhecidos" até aqueles especiais, que mesmo a distância não será capaz de quebrar a amizade e a lealdade e os quais estarão aqui me esperando - com direito até mesmo a despedida em aeroporto dos que precisam voltar pra casa ou despedida daqueles que vão voar pra longe pra encarar seus desafios) e, a cada dia que está passando, está ficando mais complicado de dizer "até logo", "nos veremos em breve" e "até julho de 2011" para eles e para a família, isso que o pior ainda está por vir. Esse momento não é fácil, mas é necessário a ser encarado. Bom, ao menos não é um "adeus", eu parto com a certeza de que uma hora esse desafio vai terminar e terei que regressar para encarar os que estarão por vir.

Além disso, dois projetos nos quais me envolvi profunda e intensamente também terei que deixá-los sem conseguir vê-los sendo realizados - o I Encontro Estudantil Regional de Relações Internacionais (EERRI) e o 8th UFRGS Model Uniter Nations, meu querido UFRGSMUN. Parto com a certeza de ter dado o melhor de mim para a realização deles e com a certeza de que ambos serão um sucesso. Sem contar o semestre agitado pelo qual passou a atual gestão do CERI (Centro Estudantil de RI da UFRGS), o qual requeriu de mim bons momentos de dedicação e de paciência, mas pelo qual trabalhei visando levá-lo sempre pra frente.

Enfim, não é fácil, mas é chegada a hora de partir. Porém, eu preciso dessa partida, dessa experiência, desse desafio. Preciso encarar esse caminho do qual mal sei como que é o ponto de partida e do qual nem faço ideia de quando, onde e como será a chegada. Caminho esse que com certeza terá muitas curvas, muitas subidas e descidas, muitas escaladas, muitos buracos e muitas bifurcações a serem encaradas e transpostas.  Como disse antes, estou partindo atrás do meu nascer do sol, o qual sei que estará em algum lugar no horizonte desse caminho obscuro e incerto que vejo a minha frente.

17 de setembro, eis o dia em que tudo começará! Vamos em frente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário