Olá, meus amigos! Bem vindos ao Living in a Small World!

Este blog está passando por uma transformação! Após servir como canal de comunicação entre eu e quem se interessou em saber o que se passava comigo no Canadá e nos EUA no início deste ano, uma nova aventura está por vir! Através desse blog, vou narrar as minhas aventuras pelo Velho Mundo que se iniciarão em setembro! Além disso, vou postar periodicamente fatos e notícias que aconteceram ao redor do mundo, bem como curiosidades e bizarrises a respeito dos mais diversos povos e países. Afinal, vivemos em um mundo pequeno!

sábado, 20 de março de 2010

New York City

O que se fazer nessa cidade? Bom, mesmo que tu não queira, tu não fica parado lá não! Tem milhares de programas legais, pra todos os gostos, tribos, bolsos e disponibilidades!

Pensando em um cronograma de mais ou menos uma semana, pode serguir essas dicas:

1º Dia: Explore o sul de Manhattan!  Estátua da Liberdade, Wall Street, Staten Island... Vou contar como que fiz: Priemiramente peguei o metrô até a estação do ferry pra Staten Island (um ferry público, que tu pega de graça e oferece quase a mesma vista que os ferrys pagos pra ir diretamente na estátua; o único porém é que ele não para na estátua, mas sinceramente umas fotos perto da estátua já bastam). Os ferrys saem de meia em meia hora, então tu não tem que esperar muito tempo, só cuidado com os horários mais de pico (início da manhã e fim da tarde, que eles lotam. São meia-hora pra ir, meia hora pra explorar um pouco Staten Island (ao menos pra dizer que foi lá) e meia-hora pra voltar e, durante a viagem, tu pode ficar na parte externa, curtir um belo dia de sol com o vento na cara (ou o argélido do inverno) e bater belas fotos da estátua (francamente, foi o cartão postal que mais me decepcionou, ela é muito pequena!!!) Mas, esse passeio que tô descrevendo é bem tri, te oferece uma vista MA-RA-VI-LHO-SA de Manhattan que compensa demais! Depois, procure um restaurante barato ali por Manhattan mesmo (eu almoçei em um com uma amiga e conseguimos dividir um bom prato de massa que custou uns $10) e vá explorar a Wall Street, a Bolsa de Valores, (se você é guria, pode tirar uma foto na Trinity da Wall Street), Trinity Church, The Bull... em mais ou menos 1h a 1h30 tu faz esse trajeto. Por fim, pra concluir, vá conferir o local onde ficavam as Torres Gêmeas, é bem perto da Trinity, bate uma sensação meio estranha ao ir lá - poxa, você está no exato lugar onde aconteceu um dos fatos mais marcantes dessa década e que influenciou muito em vários acontecimentos contemporâneos! Se ainda tiver disposição, pode dar uma conferida na Century21, mega loja de departamentos que tem do lado do WTC e que oferece produtos de marcas famosas a preço de outlet (e tudo original)! Mas só uma conferida mesmo, pra fazer compras pra valer, tire ao menos uma tarde inteira pra isso.

2º Dia: Início da programação cultural! Pode ir primeiro até a Columbia University no Harlem, é legal "respirar ares acadêmicos", sem contar que a estrutura dela é fantástica! Perto dali tem uma catedral que não lembro exatamente o nome (St Jonh eu acho), tri bonita, estilo meio gótico, vale a pena conferir! Depois, siga pro Natural Museum e se prepare pra gastar bem umas 3 horas lá! Por fim, aproveita que é do lado do Central Park e curta o final da tarde por lá mesmo (faça uma bela caminhada, mesmo se o parque estiver coberto de neve; durante o inverno pode aproveitar o ringe de patinação também e, se estiver acompanhado da pessoa amada, porque não pegar uma das carroagens e fazer esse passeio todo à moda antiga?). No início da noite, vá na Times Square, só pegar o metrô que você chega lá fácil, fácil.

3º Dia: Dia de ir ao Brooklin! Pegue o metrô, senta do lado da janela que, dependendo da linha que tu vá, tu não vai por debaixo d'água e consegue ver Manhattan se afastando e o Brooklin se aproximando. Um dos bairros mais tradicionais da cidade e que conserva o clima de bairro residencial do século XIX, início do século XX. O melhor mesmo é sair explorando esse bairro a pé, mas alguns pontos bacanas são o Museu de História Natural do Brooklin, o Prospect Park - aqui, aconteceram batalhas da guerra da independência norte-americana - o Jardim Botânico, a parte mais antiga que foi restaurada e hoje é um complexo cultural-gastronômico... enfim, o que interessa mais é o ponto alto do passeio: após um dia de andanças, volte pra Manhattan cruzando a pé a Brooklin Bridge! Vale muito a pena!

4º dia: Estando bem descançado, siga pro Metropolitan Museum, carinhosamente chamado de Met! Um dos maiores acervos do mundo, abrangendo obras da China antiga à Europa Contemporânea, de Creta à Índia, dos ameríndios aos polinésios... mas te prepara pra andar muito lá dentro, não pense em gastar menos de 3 horas no Met. Depois, desça a 5ª avenida desde o Met em direção às lojas das grandes grifes que há entre a 60 street e a 50 street (homens, há lojas de artigos eletrônicos nas redondezas, fora a da Apple; se esse não for muito o seu foco, aproveite mais uma vez o Central Park ou pegue o metrô até mais ou menos a 50 street e siga pro próximo ponto). Próximo da 50 street com a 5ª Avenida, tem a St Patrick Catedral, muito bonita, compensa demais uma entrada. Em seguida, bem perto dali tem o Rockfeller Center, aproveite pra dar uma admiriada e, se estiver no inverno, patinar um pouco no ring que tem lá (eu achei bem carinho, mas se tiver com a grana sobrando, aproveite).De noite, saia explorando a noite nova-iorquina, principalmente se vocêé maior de 21 anos. Uma sugestão é pegar o ferry pra Staten Island tarde da noite e curtir uma vista diferente de Manhattan, vendo os pre´dios todos iluminados como mostram no cinema e na tv (mas, atenção, que o ferry de madrugada atua na frequência de hora em hora).

5ºdia: depois da agitação cultural, melhor dá uma pausa. Aproveite pra fazer esportes nos parques da cidade, curtir as livrarias da cidade (uma conferida na Biblioteca Pública também, que tál?)... Outra opção também, mas isso se você curte assuntos internacionais, é fazer uma visita à ONU, tanto a parte externa quanto fazer o tour guiado de mais ou menos 1h30 que eles dispõem (custa uns $10 pra estudantes). Perto dali fica a Grand Central, estação de trêm mais bonita da cidade! O teto dela é fantástico, sem contar que ao entrar, dá pra imaginar como que era o movimento nela ao ser inaugurada no início do século passado. Ah, no subsolo ficam vários restaurantes, em alguns deles se come muito bem pagando um precinho camarada!

6º dia: Dia das compras, mesmo se tu é homem! Até o mais mão-de-vaca acaba se tornando um consumista naquela cidade! Melhores épocas: fins de temporada, como os meses de janeiro e setembro. Lugares a se conferir: Century21, Macy's e arredores, Union Square, Times Square, Chinatown... Ao final desse dia, compre o seu ingresso na Ticketmaster da Times Square pra assistir um espetáculo na Broadway (custa uns S70; se acha desnecessário, gaste esse valor em algum nightclub ou em um pub, isso, claro, se você tiver mais que 21 anos!)

7º dia: jornada chegando ao fim. Aproveite pra conferir o Moma (se for uma sexta-feira, deixe pra ir apósàs 16 horas que a entrada é de graça) e o Empire State. Também deixe algum momento desse dia reservado para voltar em algum lugar da cidade que tenha gostado bastante.

Claro, isso foi só uma sugestão e para 7 dias. Cada um arruma a sua programação conforme melhor lhe convenha. Mas aí está a dica! 

Em breve, sai os roteiros das demais cidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário